LOGOTIPO I ECPEA

Entenda o Logotipo

O logotipo surgiu a partir de ideias discutidas entre os organizadores do evento, posteriormente esboçada pela aluna Cecília Elias Calenzani e modelada pela equipe de Comunicação e Publicidade da UFES.

Com a ideia de reunir elementos que representassem a cultura popular capixaba, o logotipo tem como objetivo valorizar a riqueza cultural do Espírito Santo, fortalecendo e estabelecendo relações entre os grupos de pesquisa em Educação Ambiental capixaba ("Tecendo a rede").

O grão de café, representa a força que a produção cafeeira representa para a economia e cultura capixaba. Atualmente, o ES é o maior produtor brasileiro de conilon e é o 2º maior produtor de café do Brasil, com cerca de 25% da produção nacional.

O caranguejo representa a riqueza e exuberância dos manguezais capixabas, por trás de uma forte e tradicional rede de catadores, marisqueiros e pescadores envolvidos nesse ambiente.

O convento da penha representa a religiosidade e história do povo espíritosantense, construída principalmente pelos jesuítas que habitaram a região no período da colonização capixaba.

A sanfona representa o tradicional forró pé-de-serra de Itaúnas. Apelidada de capital nacional do forró, a vila é marcada por uma bagagem cultural riquíssima, construída ao longo dos anos pelo povoado e por suas belezas naturais.

A panela de barro representa a tradicional culinária capixaba marcada, principalmente, pela moqueca capixaba (o resto é peixada rsrs) tradicionalmente consumida pelo povo capixaba. Além disso, a panela de barro é o produto legítimo das tradicionais paneleiras de goiabeiras, que há anos exercem esse ofício.

A casaca é um dos instrumentos musicais e simbólicos mais famosos no universo cultural do Espírito Santo. Tradicionalmente presente nas bandas de congo, jongo e caxambus, a casaca é uma variação capixaba de um instrumento encontrado em várias partes do mundo, o reco-reco. Os congueiros esculpem uma cabeça humana no topo do instrumento, deixando como corpo o casaco e o pescoço, como local para segurar.

 

Por fim, a árvore encontrada no centro do logotipo representa a relação que o ECPEA estabelece com o tradicional EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, evento que norteia e reúne a maioria dos pesquisadores em EA do país.